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Volkswagen Lança SUV no Brasil

há 6 minutos
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 O Taos 2022 era um dos lançamentos mais aguardados para esse ano, tanto pelo público, quanto pela marca. O principal motivo para isso é que ele chegaria para enfrentar o temido Jeep Compass, além de outros fortes concorrentes entre os SUVs médios.

A Volkswagen se preparou de diversas formas para esse lançamento, incluindo a alteração do posicionamento de outros SUVs em sua linha para que o Taos 2022 tivesse o seu espaço.

Lançado oficialmente no Brasil no final de maio de 2021, o novo utilitário da marca alemã promete fazer barulho e se tornar um dos mais vendidos em seu segmento.

A expectativa em torno desse lançamento da VW começou ainda em 2020, quando a marca começou a divulgar os detalhes do Projeto Tarek, como era conhecido o SUV até então.

Uma das primeiras coisas feitas pela marca para preparar o terreno para esse lançamento foi a escolha e divulgação do nome oficial. Em setembro de 2020, ela anunciou que seu novo modelo se chamaria Taos.

Segundo a Volkswagen, essa escolha foi baseada na cidade homônima no Novo México, Estados Unidos. Como esse país seria o principal mercado do SUV, nada mais natural do que tal escolha.

O mais importante, porém, era o que o Taos 2022 traria para esse mercado e tantos outros onde seria vendido. Falando sobre isso, ele já era oferecido na China como Tharu e com um design um pouco diferente.

Além dos EUA, o novo Taos 2022 já estava com as malas prontas para vários países da América Latina (incluindo o Brasil), México (que abasteceria o mercado norte-americano) e até a Rússia, onde ele é oferecido com o motor 1.6 do Polo nas versões mais baratas.

Por aqui, várias unidades começaram a ser flagradas nas ruas, o que indicava a proximidade do lançamento. Se antes ele viria para encarar o Jeep Compass, posteriormente a VW viu que teria outro rival de peso, o Toyota Corolla Cross, que chegou em março de 2021.

Sem a possibilidade de um evento presencial em meio à pandemia, a Volkswagen revelou o novo Taos 2022 por meio de uma apresentação global, o que finalmente mostrou por completo todos os seus detalhes.

Como o modelo exibido seria vendido nos Estados Unidos, logo foi possível perceber algumas particularidades do SUV. Em relação ao modelo chinês, por exemplo, ele tinha um visual externo mais moderno, sem tantas similaridades com a dupla Tiguan e Atlas.

O para-choque estava redesenhado e a grade contava com uma barra de LED, enquanto a traseira tinha menos mudanças. O teto solar panorâmico era um opcional nos EUA, enquanto as rodas variavam entre 17 e 19 polegadas.

Por dentro, o modelo exibia o que já conhecemos dos modelos da VW, incluindo seu painel digital e multimídia de 8 polegadas. O pacote de equipamentos de série incluía piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outros.

Algo bem diferente do que a marca pretendia usar por aqui era o motor. A escolha para o modelo norte-americano foi o 1.5 TSI, que estreou com 160 cv e 25,4 kgfm. Ele ainda tinha a opção de transmissão automática de 8 marchas (tração dianteira) ou DSG de 7 velocidades (tração integral 4Motion).

Com o passar dos meses, a VW foi lançando o Taos em vários outros mercados. Na Rússia, como dito acima, ele chegou com os motores 1.6 aspirado e 1.4 TSI, enquanto no México ele foi lançado com três versões (Trendline, Comfortline e Highline) e apenas o motor 1.4 TSI.

Enquanto exibia e lançava o Taos 2022 em diversos mercados, a Volkswagen também abria caminho para apresentá-lo no Brasil. Além da divulgação de algumas informações técnicas, a marca também abriu espaço para sua novidade dentro da sua linha.

Essa ação envolveu eliminar as versões do Tiguan Allspace com o motor 1.4 TSI, o que evitaria uma concorrência interna. Com isso, o SUV maior ficou apenas com o propulsor 2.0 TSI da versão R-Line, se mantendo como o utilitário topo de linha da marca.

No final de maio de 2021, finalmente o Taos 2022 foi lançado oficialmente no Brasil. Seu preço começava em R$ 154.990, algo acima do esperado inicialmente, mas de acordo com as altas do segmento.

Posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, o Taos 2022 chega da Argentina com duas versões no Brasil, Comfortline e Highline, além da opção especial de lançamento Launching Edition. Todas são equipadas com o motor 1.4 TSI e câmbio automático de seis marchas.

Vale citar que as unidades reservadas para a pré-venda se esgotaram em apenas 7 minutos, o que mostra o quanto esse segmento pode render para as montadoras no Brasil.

VW Taos 2022: versões, equipamentos, motor, detalhes e fotos
Seu visual não era nenhum segredo depois do modelo global ser revelado, mas certamente será um dos principais fatores num segmento onde esse aspecto é muito importante (talvez mais do que o necessário).

A dianteira do Taos 2022 traz o que a marca tem de mais moderno. Sua grade exibe um filete em LED que acende e complementa a DRL (luz de condução diurna) da parte interna dos faróis, que por sua vez são full LED e com o sistema IQ. Light.

A parte frontal ainda tem diversos elementos cromados e algumas peças com acabamento em preto brilhante, o que forma um “X” quando o SUV é visto de frente. O capô tem vincos marcantes e é bem horizontal, deixando a dianteira do carro ainda mais imponente.

Em sua lateral, o Taos 2022 exibe uma coluna A fortemente inclinada, um vinco proeminente que sai dos faróis e percorre toda a carroceria em direção às lanternas e largas caixas de roda.

A parte superior, colunas e espelhos retrovisores tem acabamento em preto na versão Launching Edition, assim como a parte inferior em toda a lateral. Diferente do modelo global, o SUV tem apenas rodas de 18 polegadas por aqui, sempre com pneus 215/55 R18.

Chegando a sua traseira, o Taos 2022 exibe belas lanternas com inédito desenho interno, um “degrau” dividindo a tampa do porta-malas e para-choque bem musculoso.

O interior do Taos 2022 traz detalhes já conhecidos, além de emprestar alguns acertos de outros SUVs da marca e também surpreender no acabamento, o que é um ponto bastante positivo em sua briga com Compass e Corolla Cross.

Falando sobre o que não foi novidade, o utilitário tem o painel de instrumentos digital Active Info Display de 8 ou 10,25 polegadas e a central multimídia VW Play, com tela de 10,1 polegadas.

Além disso, ele “emprestou” alguns elementos de outros modelos da Volkswagen, como o belo volante que estreou por aqui a bordo do Nivus e a alavanca de câmbio do T-Cross, que conta com a parte superior iluminada.

Mas o fato é que a VW não foi preguiçosa com seu lançamento e também caprichou em algumas novidades, especialmente no acabamento.

O Taos 2022 não tem tantas superfícies de plástico como os modelos mais baratos desse segmento insistem em apresentar, exibindo mais partes em couro ou suaves ao toque. Ele também conta com 10 opções de cores para a iluminação ambiente, que mudam até mesmo o painel de instrumentos digital.

Todo esse conjunto fez com que o Taos 2022 apresentasse boas armas para a acirrada briga que terá com o modelo da Jeep, além do novo SUV da Toyota e outros tantos concorrentes.

Em termos de equipamentos, o novo VW vem de série com seis airbags, direção elétrica, ar-condicionado dual zone, sensor de chuva e crepuscular, piloto automático, controles de estabilidade e tração, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Sua versão mais cara ainda oferece piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, bancos dianteiros em couro com aquecimento (e ajustes elétricos para o motorista), frenagem autônoma de emergência, faróis IQ.Light, 8 alto-falantes e o teto solar panorâmico, este último como opcional.

Se em termos visuais ou referentes à sua lista de equipamentos a briga do Taos 2022 com seus concorrentes será acirrada, quando falamos sobre suas medidas vemos uma clara vantagem do modelo da Volkswagen.

Destacando que seu espaço interno é o maior da categoria, a marca divulgou que o Taos 2022 tem 4.461 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 1.626 mm de altura, além de 2.680 mm de entre-eixos.

Ao comparar seus números com o Jeep Compass 2022, por exemplo, vemos que ele tem 57 mm a mais no comprimento, 22 mm a mais na largura e 6 mm a menos na altura, enquanto seu entre-eixos é 44 mm maior.

Já em relação ao Toyota Corolla Cross 2022, o lançamento da VW tem 1 mm a mais no comprimento, 16 mm a mais na largura, 6 mm a mais na altura e entre-eixos 40 mm maior.

 

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